O CNE é a maior Organização de Juventude de Portugal. O CNE - Escutismo Católico Português é uma instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo, conforme publicado no Diário da República n.º 177, III Série, de 8 de Agosto de 1983. O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política, e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros.
CORPO NACIONAL DE ESCUTAS
Iª SECÇÃO - LOBITOS
Na idade de Lobito, dos 6 aos 10 anos, o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e a imaginação. O Lobito gosta de inventar jogos, gosta de brincar, de coleccionar toda a espécie de coisas.
A sua curiosidade é inexcedível.
O Escutismo propõe-lhe "Caçadas" apaixonantes em torno de interesses comuns, apoiadas por contos e lendas conhecidos.
IIª SECÇÃO - EXPLORADORES
Os Exploradores, dos 10 aos 14 anos, estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida; é a idade da aventura, dos projectos fabulosos, dos heróis invencíveis.
O escutismo propõe-lhes a "Aventura/Expedição", verdadeiramente decidida em comum e vivida por todos, em que a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo.
IIIª SECÇÃO - PIONEIROS
Entre os 14 e os 17 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo com eles.
O "Empreendimento/Cruzeiro" é uma acção onde muito se descobre e muito se constrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre as equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final.
IVª SECÇÃO - CAMINHEIROS
A partir dos 18 anos até aos 22, os jovens encontram-se num encruzilhada: a esperança e o desejo de encontrar um lugar no mundo dos adultos, vem chocar com a angústia e o medo de não o conseguir. É a idade das grandes opções.
Através da autonomia progressiva em relação ao grupo, da aceitação de responsabilidades para com os outros, o Escutismo propõe-lhes uma verdadeira "partida" para uma vida construtiva e livre na sociedade dos Homens.
Nos agrupamentos: um programa educativo
para todas as idades
Escutismo: um estilo de vida
O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.
As crianças e jovens fazem um compromisso pessoal de adesão a um simples código de vida: a Promessa e a Lei do Escuteiro.
Aprendem fazendo em activa participação com os outros.
Trabalham em grupos pequenos. O Sistema de Patrulhas, onde cada jovem assume uma função como uma "micro-sociedade" onde todos são chamados a participar. Nestes pequenos grupos (5-8 elementos) os jovens desenvolvem a liderança, as habilidades do grupo e a responsabilidade individual.
CNE: Um Movimento da Igreja Católica
A dimensão espiritual e a formação cristã.
O CNE é um movimento da Igreja Católica. Assim, está ciente das responsabilidades que lhe advêm desse facto, bem como daquelas que a Hierarquia e o restante Povo de Deus têm para com a nossa Associação.
A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus Cristo e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seis associados, pelo testemunho de vida em comunhão eclesial.
Escutismo: um Movimento de Educação não formal
Finalidades Educativas do Escutismo
O Desenvolvimento do Carácter:
Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis, de as assumir até às últimas consequências.
O Desenvolvimento da Criatividade:
Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.
O Desenvolvimento do Sentido dos outros:
Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.
O Desenvolvimento Físico:
Tornar-se responsável pelo seu corpo, crescendo e vivendo em harmonia.
O Desenvolvimento do Sentido de Deus:
Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.
Qual o papel dos Dirigentes?
Os educadores, os que ajudam os jovens a tornarem os sonhos em realidade.
Mais de 10 000 voluntários adultos dedicam-se numa missão educativa. Uma forma de melhorar o relacionamento entre gerações. Ao serviço dos jovens, os responsáveis adultos (Dirigentes), adquirem formação e experiências valiosas, que somarão ao seu desenvolvimento pessoal possibilitando a educação integral do escuteiro.
Como pode o meu filho/educando ser escuteiro?
Todos podem ser escuteiros porque o Escutismo está aberto a qualquer jovem.
O Corpo Nacional de Escutas é um movimento da Igreja Católica; por esse facto, muitas das suas sedes encontram-se perto ou nas instalações das Igrejas locais e/ou centros paroquiais.
Assim, o seu filho (ou a sua filha) poderá inscrever-se num dos Agrupamentos existentes e participar nas suas actividades duma forma regular e assídua.
Como podem os pais participar no Escutismo?
Os pais podem pertencer a Conselhos Permanentes dentro de cada Agrupamento.
Existem Comissões Permanentes de Pais nos Agrupamentos, que ajudam o Agrupamento em muitas das suas acções. Este órgão voluntário consultivo acompanha a vida do Agrupamento mais de perto, sendo muitas vezes o elo de ligação entre a direcção do próprio agrupamento e as famílias dos escuteiros.
"Escutismo porquê? Escutismo para quem?" O papel que o Escutismo desempenha no seio da sociedade.
A Missão do Escutismo.
A missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
A Missão do Escutismo é alcançada...
Envolvendo os jovens, ao longo dos seus anos de formação, num processo de educação não-formal;
Utilizando um método original, segundo o qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, para se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida;
Ajudando os jovens na definição de um sistema de valores baseado em princípios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.